domingo, 30 de janeiro de 2011

O Batismo nas águas

O que significa o batismo nas águas?
O batismo nas águas significa o sepultamento simbólico da velha natureza do convertida, ou seja, ele morre pra si mesmo e para o mundo a fim de viver exclusivamente para o serviço do Senhor Jesus. (Rm.6.4-6)

O que é a velha natureza?
A velha natureza é a natureza pecaminosa que nasce com toda a raça humana. É a inclinação natural do ser humano para o pecado contra Deus.
O que tem que acontecer com a pessoa  após o seu batismo nas águas?
Imediatamente depois do seu sepultamento pelo batismo nas águas, a pessoa passa a viver em novidade de vida (Rm.6.4). Isso significa dizer na prática que ela deixa de ser temperamental ou geniosa, pois o seu caráter anterior é radicalmente transformado, dando lugar ao caráter de Deus. Isto é, ela passa a ser umas pessoas pacíficas, dóceis e inimigas de contendas. É a partir do seu batismo nas águas, que ela passa a ter capacidade de perdoar os ofensores, amar os seus inimigos e até orar por ele.

O que a pessoa deve fazer se o seu batismo nas águas não transformou o seu mau gênio?
O verdadeiro batismo nas águas faz a pessoa viver em novidade de vida porque antes dela se batizar, ela se arrependeu dos seus pecados. E quando a pessoa é batizada sem ter se arrependido dos seus pecados, então, o seu batismo não realiza o milagre da novidade de vida. Ela entrou pecadora, seca nas águas e saiu uma pecadora molhada. Conseqüentemente o seu batismo não aconteceu! O candidato ao batismo nas águas tem que ter consciência da necessidade de um arrependimento sincero dos seus pecados. Do contrario ele entra nas águas batismais tantas vezes quanto quiser, mas nunca terá efeito espiritual. Temos sugerido às pessoas, incluindo aquelas que já passaram pelas águas batismais, que confessem seus pecados e se arrependam deles antes de participarem do próximo batismo nas águas (Mc.16.16).

Quando o cristão cai em tentação e comete pecado, ele precisa ser novamente batizado nas águas?
Não. O batismo nas águas é para enterrar a velha natureza pecaminosa do pecador e não para perdoar pecados quando o cristão comete pecado, ele tem obrigação de confessá-los ao senhor (1Jo.1.9). É importante saber que o pecado não tem domínio sobre o cristão (Rm.6.14). Quando o cristão peca, o faz consciente, pois o Espírito Santo sempre o adverte antes de cometer o pecado. Se ele insiste, é porque é sem-vergonha. A sua confissão sincera ao Senhor o fará limpo pelo sangue vertido na cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...