terça-feira, 27 de setembro de 2011

Missão de mãe (Tania Rubim)

Missão de Mãe - Introdução
Falando com as mães das crianças do pre-sisterhood, abordamos vários temas importantes e creio que pode ajudar você também, na maneira como lidar com seus filhos. Para isso ou escrever uma serie de artigos, sendo que este é a introdução.
Os filhos tem suas necessidades, como:
Físicas – comida, abrigo, roupas
Emocionais – amor, aceitação, afeto
Intelectuais – a oportunidade de desenvolver habilidades para a vida diária
Espirituais – orientação de como conhecer a Deus e desenvolver um relacionamento com Ele.
Quando a família é disfuncional ela deixa de atender a uma destas necessidades ou talvez varias delas.
Mas como saber se sua família esta sendo bem estruturada ou se tem existido algumas lacunas?
Olhem o que acontece nas famílias disfuncionais:
-não conversam
-mantem segredos de família
-não querem enxergar, ignoram comportamentos inapropriados e tem uma percepção distorcida da realidade
-não sentem, deixando de levar em consideração emoções verdadeiras
-não confiam e por isso se isolam dos demais membros da família
-os filhos lutam desesperadamente para serem perfeitos e assim satisfazerem as expectativas dos pais.
Mas este quadro pode mudar, com a ajuda de Deus e sabedoria, vamos então aprender como lidar melhor com a criançada.

Missão de Mãe - 2 - Seja Exemplo
Falar só não basta, as crianças querem ver, pois como você já deve ter notado elas imitam tudo.
As vezes você manda seus filhos fazerem coisas que você mesma não pratica, então são palavras vazias que não trazem resultado algum. Então você diz:
“Você não pode mentir, se eu sei que você mente para a mamãe, vou te colocar de castigo.”
Mas seu filho vê que as vezes você solta uma mentirinha.
“Você já orou antes de dormir?”
Mas ele nunca vê você orando.
“Não pode fumar nem beber, esta proibido.”
Sendo que você faz isso o tempo todo.
“Não pode bater nas crianças, na escola, você precisa se dominar”.
No entanto ele vê em casa que a mãe grita com o pai e vice-versa, por isso ele se tornou uma criança nervosa e você nem se deu conta que o ambiente familiar influencia o caráter e a personalidade do seu filho.
Seu filho precisa ver em você um exemplo a ser seguido, desse modo você tem toda a autoridade para falar, pois você pratica o que você fala.
São palavras acompanhadas de ação e testemunho, é isso que funciona.
Sabemos que não ha um manual de como criar um filho, mas com a ajuda da Palavra de Deus e buscando Sua sabedoria você sabe que não esta sozinha.
Eva como primeira mulher criada por Deus e primeira mãe não tinha um exemplo humano a quem seguir, ela não tinha quem pudesse lhe dar umas dicas de como atuar com as crianças, o que fazer em cada situação ou qual atitude tomar quando seu bebe chorasse. Já pensou ela não tinha uma mãe por perto, mas Deus foi o modelo perfeito para Eva, assim como é para os pais que se sentem incapacitados para tamanha responsabilidade.
Não sinta medo mãe, você vai conseguir realizar esta tarefa, mas não se esqueça que suas atitudes falam mais que suas palavras.
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. “ Provérbios 22:6

Missão de Mãe 3 – Comparações
Isto acontece com muita frequência, não que as mães o façam de propósito, mas realmente isto não é saudável para nenhuma criança.
Quando a mãe começa a comparar o filho com o irmão, o priminho ou até mesmo com um amigo da escola, sem dar-se conta ela esta prejudicando o filho, ele sente que não é o suficientemente bom e começa a sentir-se inferior ou até mesmo fica revoltado e com baixa autoestima.
As crianças nunca são iguais, ainda que sejam da mesma idade, elas não tem o mesmo comportamento nem as mesmas habilidades.
Veja se estas palavras lhe soam familiares:
“Seu irmão é tão comportado, não sei a quem você puxou tão malcriado; Olha como seu amiguinho é inteligente, vê se aprendes e deixas de ser burrinho; sua prima é muito mais prendada que você, na realidade não sei mais que fazer contigo, você não me ajuda em nada”.
Frases como estas são como uma facada no coração do seu filho, comparar não melhora o comportamento da criança como é sua intenção, pelo contrario só piora, pois ela se sente tão mal que não tem vontade de mudar e ser melhor. Talvez você pensa que esta ajudando seu filho, mas esta atrapalhando.
Porque não usar outra tática, com palavras amorosas incentivar seu filho a ser diferente? Elogiar quando ele acerta, ou quando faz algo para você, ainda que não saiu perfeito, ele se esforçou.
Não aponte somente seus defeitos, saiba apreciar suas virtudes, para que ele sinta que é amado do jeito que ele é.
"Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados."
Colossenses 3:21
Se você já sofreu com comparações quando criança e isso lhe afetou até a vida adulta, deixe seu comentário, para que os pais saibam como essa situação prejudica os filhos.

Missão de Mãe 4 – Favoritismos
Ainda que, inconscientemente as vezes os pais sentem favoritismos entre os filhos, no entanto não devem deixar transparecer que gostam ou se identificam mais com um filho que com o outro, isso pode provocar rivalidades e ódio entre os irmãos, pois os dois desejam ser amados e aceites de igual maneira.
Saiba identificar quando você favorece mais um filho do que o outro:
-Na maneira que você trata os dois
-Quando eles brigam, você sempre defende o filho favorito, ainda que ele não esteja com a razão
-Quando você fala com alguém dos seus filhos, só menciona o preferido, seus olhos brilham ao falar dele, enquanto que do outro você nunca fala
-Só elogia um, o outro ainda que faça coisas boas e acertadas, você nunca reconhece
-Você beija e abraça mais um que o outro
-Na hora de comprar algo, sempre o melhor e mais bonito é para o filho preferido.
Estes são alguns sinais de que você tem praticado o favoritismo, isto vai trazer consequências dolorosas e duradouras para a criança que se sente menos amada ou ate mesmo desprezada.
Peça a Deus sabedoria para nunca cometer esse erro, e aprecie todos os seus filhos, eles podem não ser iguais, mas são igualmente seus.
Rebeca era uma boa esposa e mãe de gêmeos, Jacob e Esaú, mas ela favorecia a seu filho Jacob. Por este motivo ela cria varias estratégias e manipula as situações para que seja Jacob a receber a benção do pai e não Esaú que era o primogénito e tinha direito a benção.
Assim aconteceu, Isaque, em seu leito de morte e sem saber deu a benção a Jacob e isto provocou o distanciamento físico da família.
Mais tarde isto veio a acontecer com Jacob que tinha favoritismo pelos seus filhos com Raquel. Seus filhos com Lia vendo isso, venderam ate o próprio irmão, Jose, por ciúmes, veja que desenlace horrível.
É uma historia triste, mas que se repete nos dias atuais, muito cuidado com as comparações e favoritismos, as crianças se dão conta de tudo e isso interfere no seu interior e no seu desenvolvimento intelectual.

Missão de Mãe 5 – Amor x Disciplina
E agora como deixar os sentimentos de lado? É hora de fazer uso do equilíbrio, nem oito, nem oitenta.
O amor e a disciplina devem caminhar juntos, a criança precisa dos dois. Se só recebe amor, será uma criança malcriada, egocêntrica e mimada. Se só tem disciplina será uma criança fria e triste, assim como um robô, faz tudo direitinho, mas não tem sentimentos.
O amor é imprescindível para o desenvolvimento, mas ele tem que ser acompanhado de regras.
Mãe você deve ser firme na hora da repreensão, cumpra a sua palavra, não mostre debilidade, só assim eles aprendem a ter respeito, faça o que prometeu que iria fazer, caso seu filho desobedeceu ou fez algo errado, é assim que se forma o caráter das crianças. Se você fala mas não cumpre, ele nunca ira obedece-la, pois sabe que não acontece nada, que você não terá coragem de castiga-lo.
Mas também na hora de dar carinho, não poupe beijos e abraços, isso nunca é demais. A criança que se sente amada é mais segura de si mesma e com certeza saberá retribuir seus gestos de carinho e será assim com as demais pessoas.
Temos como exemplo o profeta Eli, que por não disciplinar a seus filhos e deixa-los cometer toda sorte de irregularidades na casa de Deus, todos morreram, ele usava seu sentimento de pai e não conseguia repreende-los. Isso não ajudou seus filhos nem agradou a Deus, trazendo consequências desastrosas. 1 Samuel 2
“A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” Proverbios 29:15

Missão de mãe 6 – Não se deixe confiar
Infelizmente no mundo que vivemos hoje, tínhamos que ter quatro olhos.
Do jeito que as crianças são inteligentes, elas nos passam a perna em um abrir e fechar de olhos, por isso devemos estar muito atentas.
Você como mãe não se deixe confiar, as crianças com tal de conseguirem o que elas querem ou descobrir o “mundo”, são capazes até de mentir, a curiosidade delas é tão grande, que para elas não ha limites.
Assim que, você deve ser uma mãe atenta, vou dar algumas dicas:
-Veja quem são as amizades dos seus filhos – procure conhecer seus amiguinhos, saber onde moram e se possível conhecer a família. Muitas crianças e jovens estão no mau caminho por se deixarem influenciar com mas amizades.
-Confira o que seus filhos assistem na televisão - ha programas que não são próprios para a idade deles, ate mesmo os desenhos hoje em dia você deve selecionar. Não permita que eles estejam o dia todo assistindo T.V., eles devem ter outras atividades que contribuam para o seu crescimento e desenvolvimento, como esportes, brincadeiras em grupo ao ar livre, ajudar em alguma tarefa da casa para aprender a ser responsável.
-Saiba o tipo de brincadeiras que fazem – quando a turma se junta tudo pode acontecer, então ainda que não esteja junto deles, mas de longe sempre procure saber e observar o que eles estão fazendo, quais as brincadeiras.
-Cuidado com o vídeo game – as vezes a sua vida é tão corrida, você chega em casa e tem uma montanha de coisas para fazer, o que você deseja é um pouco de tranquilidade, então que melhor coisa que deixar seu filho horas no vídeo game, assim ele não ira atrapalha-la. Errado, os jogos de hoje são muito violentos, esta comprovado que muitas crianças são nervosas e ate mesmo agressivas por conta desses jogos. O melhor seria que eles nem jogassem vídeo game.
-Internet – a internet pode ser um perigo para as crianças e adolescentes, não permita que seus filhos a usem sem a sua supervisão. As crianças são inocentes e curiosas, elas não têm noção do perigo e acreditam facilmente nas pessoas. Muito cuidado.
Vamos vigiar, as vezes coisas que parecem inofensivas são prejudiciais, e coisas que parecem inocentes são perigosas.
Abra seu olho, não se deixe confiar!
“Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Proverbios 3:12

Missão de Mãe 7 – Responsabilidade
A responsabilidade da educação dos filhos é seguramente dos pais.
Essa tarefa não deve ser passada a outra pessoa, nem a professora da escola, nem a educadora da EBI, a televisão ou a rua.
É importante que os pais se façam presentes na vida dos filhos, saibam o que eles gostam, possam dar amor, também correção e ensinamentos que irão formar o seu caráter. Também devem apresentar-lhes a fé no Senhor Jesus e ensina-los a obedecer a Palavra de Deus.
Nos dias de hoje existem pais que não têm tempo para os filhos e por isso tentam suprir a sua ausência com presentes e fazendo todas as vontades, isso não esta correto, nada pode substituir uma conversa que você tem com o seu filho, algo que você lhe ensina, um dia que saem juntos para conviver, uma oração que você faz com ele antes de dormir, parecem detalhes, mas fazem a diferença, as crianças precisam de atenção.
Talvez você tem vivido assim, não sabe nada a respeito do seu filho, quem são seus amigos, a comida predileta, o esporte preferido.
Você não pode pensar que a sua responsabilidade é somente por comida na mesa e vestir o seu filho, papel de mãe e pai é muito mais que isso, vocês estão criando e educando um futuro adulto e isso requer de muito trabalho e empenho. Por isso a importância do planejamento familiar.

Missão de Mãe 8 – Divórcio
O divorcio sempre é difícil e provoca dor, principalmente nas crianças que desejam ver os pais juntos e felizes.
Mas quando acontece é necessário saber lidar com essa situação.
Normalmente a mãe ou o pai que esta decepcionado e ferido quer provar para a criança o quanto aquele que errou é mau e então começam os ataques, palavras são ditas aos filhos que vão causar mais dor e sofrimento nas crianças.
Veja alguns exemplos:
Seu pai (ou mãe), não presta, você viu como foi embora e nos abandonou?
Ele não quer saber de vocês, depois fala que os ama
Ele é o pior pai e marido do mundo, não sei como pude casar com ele
Agora só quer saber da nova família, nem lembra mais que vocês existem
Veja bem os filhos amam os pais de igual maneira, com suas falhas e defeitos, assim como os pais amam os filhos ainda quando erram.
Talvez como você foi traída ou abandonada e esta doída e com muita raiva e até magoa, você quer que seus filhos sintam isso que você esta sentindo e fiquem do seu lado, mas nunca devemos semear o ódio no coração das crianças, o pai sempre vai ser o pai e a mãe de igual modo e eles os amam apesar de tudo.
Falar que o pai não presta, que não os ama, que não quer saber deles, vai prejudicar seu filho.
As crianças precisam do amor de ambos e sentir que são queridas mesmo quando os pais não estão juntos.
Não esqueça, seu companheiro pode ter deixado de ser seu marido, mas ele nunca deixara de ser o pai de seus filhos.
Não se pode misturar o problema de casamento, com a relação entre pai (ou mãe) e filhos.
A raiva deve ser deixada de lado e deve ser feito o que é melhor para a estabilidade emocional da criança.

Missão de Mãe 9 – O poder das palavras
Quer saber uma coisa que jamais você deve fazer?
Apontar os defeitos de seus filhos para outras pessoas. Eu já vi esta situação acontecer, a mãe não estava satisfeita com o comportamento da filha, então quando recebia alguém em casa, começava a falar tudo de ruim que a filha fazia, com a intenção de que ela ganhasse vergonha na cara e mudasse suas atitudes, mas acontecia exatamente o contrario.
Então começava o desabafo da mãe diante da família que estava de visita:
“ Ela é preguiçosa, não quer fazer nada, acorda tarde, deixa o quarto uma bagunça, não parece em nada com a irmã, não tenho ideia a quem puxou...”
E por causa de tudo isso acaba por dizer a filha:
“Ninguém vai querer casar com você desse jeito, você vai ficar sozinha, o primeiro namorado que você tiver, vou contar tudo pra ele, quando souber como você é, vai fugir as léguas...”
Tenha cuidado com suas palavras, elas fazem toda a diferença, como mãe sua palavra tem autoridade na vida de seus filhos, assim que nunca jogue pragas ou os amaldiçoe, use o poder das suas palavras para abençoa-los, confesse coisas boas.
As vezes no momento da raiva se dizem muitas coisas, e logo vem o arrependimento, mas lembre-se, depois que as palavras saem da sua boca, não tem como faze-las regressar.
Vigie suas palavras e domine sua ansiedade por falar precipitadamente, o futuro de seus filhos depende em grande parte do que você determina para a vida deles.
“ Da mesma boca procedem benção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim.
Pode a fonte jorrar do mesmo manancial agua doce e agua amargosa?” Tiago 3:10,11

Missão de Mãe 10 - Perseverança na oração
Até agora abordamos vários temas que podem ajuda-la na sua missão de mãe, mas existem problemas que estão fora do seu alcance, por mais que você se esforce para ajudar seus filhos, não consegue mudar a situação.
Neste momento entra a fé sobrenatural, o que você não pode fazer, Deus pode.
Se seu filho é rebelde, se junta com mas companhias, tem vícios, não lhe obedece e você sente que já fez de tudo, já conversou, ensinou, deu amor, levou no psicólogo e tudo segue da mesma maneira, então você deve lutar em oração, para que Deus venha fazer o milagre de transformação e libertação.
Nunca pense que para seu filho não tem mais jeito, confie no poder de Deus e use a sua fé.
A bíblia nos mostra o exemplo da mulher cananeia, sua filha estava totalmente endemoninhada.
Ela não pertencia ao povo Judeu e por isso não tinha direito as bênçãos, mas ela foi atrás de Jesus clamando por socorro e ainda que no começo Ele não lhe prestou muita atenção, a perseverança dela foi tão grande que Jesus teve que abençoa-la. Mateus 15:21-28
O amor de mãe, a encorajou a tomar uma atitude de fé e lutar ate ao fim sem desistir.
E você, tem fé para lutar ou esta querendo resolver tudo na força do braço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...