sábado, 29 de dezembro de 2012

Como ser um dizimista fiel

Dízimo quer dizer a décima parte e, biblicamente, é a décima parte de todos os rendimentos de uma pessoa, que deve ser dedicada a Deus, por Sua própria determinação.

É claro de que Deus não precisa de dinheiro, mas quando devolvemos o dízimo, estamos reconhecendo que aquilo que nos pertence passa a pertencer a Ele, e o que é dEle passa a nos pertencer, ou seja, passamos a ser participantes de tudo o que é de Deus.

Através dos dízimos, a palavra de Deus está sendo levada por todo o mundo conforme a ordem do Senhor Jesus. Como seria possível o pagamento dos aluguéis, das contas de luz e água, dos programas de rádio e tevê? Seria praticamente impossível se não fosse através dos dízimos e das ofertas.
O dízimo tem tanta importância que foi ordenado muito antes dos Dez Mandamentos, e se era importante antes da Lei, e foi também durante a Lei, por que não seria também depois da Lei?

O que é o dízimo?

Dízimo quer dizer a décima parte e, biblicamente, é a décima parte de todos os rendimentos de uma pessoa, que deve ser dedicada a Deus, por Sua própria determinação.

É claro de que Deus não precisa de dinheiro, mas quando devolvemos o dízimo, estamos reconhecendo que aquilo que nos pertence (a nossa vida, a nossa força, o nosso dinheiro) passa a pertencer a Ele, e o que é dEle (as bênçãos, a paz, a felicidade, a alegria e tudo de bom) passa a nos pertencer, ou seja, passamos a ser participantes de tudo o que é de Deus.

A Bíblia diz que somos co-herdeiros de Cristo e herdeiros de Deus: "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo..." (Romanos 8.17); "De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus" (Gálatas 4.7).

Através dos dízimos, a palavra de Deus está sendo levada por todo o mundo conforme a ordem do Senhor Jesus. Como seria possível o pagamento dos aluguéis, das contas de luz e água, dos programas de rádio e tevê? Seria praticamente impossível se não fosse através dos dízimos e das ofertas.

O dízimo tem tanta importância que foi ordenado muito antes dos Dez Mandamentos, e se era importante antes da Lei, e foi também durante a Lei, por que não seria também depois da Lei? Podemos ver o quanto ele é importante pelo fato de que o próprio Deus nos convida a fazermos prova com Ele exatamente na parte financeira:

"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida"(Malaquias 3.10)

Todo o povo deveria sentir vontade de ser abençoado financeiramente, provando da generosidade divina ao verificar em sua vida que Deus é realmente o dono de todo o ouro e de toda a prata que existem na face da Terra, conforme está escrito: "Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2.8).

Quando devolvemos o dízimo a Deus, Ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir a Sua Palavra, repreendendo os espíritos devoradores que destroem a vida do ser humano atuando com doenças, acidentes, vícios, degradação social etc.

Se somos fiéis nos dízimos como diz a palavra de Deus, passamos a desfrutar de toda a plenitude da Terra, tendo Deus ao nosso lado, abençoando-nos em todas as coisas.

Quem tem o direito de provar a Deus, de cobrar dEle aquilo que prometeu? O dizimista. Uma das grandes razões por que devemos dar o nosso dízimo é esta: podemos e estamos no direito de provar a Deus, pois Ele mesmo nos convida a isto na Sua Palavra, conforme Malaquias 3.10.

Faça esta prova com Deus, coloque no seu coração, a partir de hoje, o desejo de ser um dízimista. Basta que você diga: "Senhor Jesus, reconheço que tudo o que tenho vem de Ti, e que sou seu filho e não aceito mais o espírito devorador em minha vida." A partir de então, seja fiel a Deus, e de tudo que vier à sua mão separe o dízimo.

"... e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida" (Malaquias 3:10)

Diferença entre o dízimo e a oferta

Os primeiros 10% de tudo o que recebemos, de tudo o que vem às nossas mãos, pelas leis bíblicas, devemos devolver a Deus. Isso é o dízimo. A oferta é diferente, pois não existe nenhuma obrigação por parte do fiel: ela é feita por livre e espontânea vontade.

Nos dízimos, Deus vê a nossa fidelidade para com Ele; nas ofertas, Ele vê o nosso amor e a nossa dedicação à Sua Obra. Além disso, o Senhor Jesus disse:

"dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também"(Lucas 6.38)

Principais orientações e perguntas mais comuns sobre o dízimo:
 Explicação completa sobre o dízimo
Saiba como devolver o dizimo corretamente

http://homem-de-fe.blogspot.com.br/

7 comentários:

  1. A paz do senhor irmão obrigado pelo entendimento

    ResponderExcluir
  2. Quando VC não tem ganho nenhum e não tem para dar VC é infiel ao senhor.

    ResponderExcluir
  3. Por que nunca se fala que o dízimo e ofertas são usados em favor dos necessitados da da igreja?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal temos outras postagens de explicação sobre o dízimo, peço que todos leiam com atenção pois muitas das perguntas já foram respondidas nas postagens. Clique nos links abaixo para ser direcionado:
    Como ser dizimista fiel
    Como devolver o dízimo
    Explicação completa sobre o dízimo
    Dizimista, certo ou errado?
    Vale lembrar que, tem coisas que é uma questão de consciência e gratidão a Deus. Se Deus tem me abençoado, e temos o prazer de ajudar a Sua obra não podemos fazer questão de coisinhas. Já pensou se o agricultor que teve uma grande colheita, ficasse se perguntando devo tirar o dizimo da plantação toda ou descontar a semente que eu plantei? Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

    ResponderExcluir
  5. a parti de hoje,dia 06/10/2018 de tudo que vou ganhar vou pagar o meu dizimo com fé em deus jesus

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...