sábado, 29 de dezembro de 2012

Explicação completa sobre o Dízimo


Como ser um dizimista fiel
Muito se fala do dízimo. A maior parte do cristianismo o reconhece e o adota como prática bíblica inquestionável. No entanto, perguntas surgem no coração dos filhos de Deus, por ouvirem muitos rumores, principalmente vindos do mundo e da mídia. E essas questões podem se tornar dúvidas.
Este texto vai ajudar você, fiel servo de Deus, a defender a sua fé desses ataques e a conquistar para a sua vida as bênçãos advindas da prática do dízimo.
Principais orientações sobre o dízimo
  • Dízimo, o que significa?
  • O estabelecimento oficial do dízimo:
  • A santidade do dízimo
  • A infidelidade e a miséria dos israelitas
  • Perguntas mais comuns sobre o dízimo

  • Como o empresário deve dar o dízimo?
  • Como deve ser o dízimo do autônomo?
  • Como deve ser o dízimo do assalariado?
  • Como deve ser o dízimo do funcionário?
  • O funcionário tem que tirar o dízimo quando faz um vale?
  • Quando se faz empréstimo é necessário tirar o dízimo?
  • Deve-se dar o dízimo do vale-transporte?
  • Como deve ser o dízimo de quem não trabalha?
  • Como se deve dar o dízimo de bens vendidos?
  • Como deve ser o dízimo do pensionista?
  • Como deve ser o dízimo do funcionário que recebe salário e comissão?
  • Quando se ganha alguma coisa valiosa deve-se tirar o dízimo?
  • Como deve ser o dízimo de quem compra e vende bens?
  • Perguntas comuns sobre a utilização do dízimo

  • Posso deixar de dar o dízimo num mês e dá-lo no outro?
  • Posso dar o dízimo por outra pessoa?
  • Posso dar o dízimo em qualquer igreja?
  • Aonde devo levar o dízimo?
  • Posso fazer doações aos pobres utilizando o dízimo?

Dízimo, o que significa?

Antes de tecermos qualquer comentário a respeito do dízimo, é importante saber qual o seu significado, tanto literal quanto espiritual. Sem seus valores devidamente esclarecidos e esmiuçados, é impossível ao cristão ou a qualquer ser humano compreender a importância dos dízimos para sua vida pessoal e para a obra de Deus.
Literalmente, a palavra dízimo é uma derivação do termo hebraico asar e significa dez ou décima parte. Mas esse termo, quando é analisado pela raiz, quer dizer acumular, crescer, enriquecer. Isso significa, de acordo com essa raiz, que quando entregamos a Deus a décima parte do que recebemos mensalmente ou dos lucros de um negócio ou empresa, estamos, ao contrário do que se pensa, sendo agraciados com as bênçãos de Deus, recebendo prosperidade financeira, crescendo, acumulando bens e enriquecendo.
E uma das grandes evidências que fundamenta essa verdade sobre a prosperidade proporcionada pelo ato de dizimar está na veemência com que Deus manda o povo israelita trazer os dízimos para Sua Casa e, depois, prová-Lo:
"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida" 
Malaquias 3.10
Deus promete também repreender, através do dízimo, o demônio característico da miséria: o espírito devorador. Esse demônio tem sido o grande vilão na vida de inúmeras pessoas na face da Terra. Não há um país que esteja livre dele. Até as nações consideradas de Primeiro Mundo estão cheias de mendigos e pessoas que vivem na mais terrível miséria, pois sua área de atuação é a vida financeira, causando prejuízos, desemprego, dívidas, falências, estragos nos bens, e males diversos que necessitam grande dispêndio de dinheiro:
"Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos" 
Malaquias 3.11
Espiritualmente, o valor do dízimo transcende o valor literal, pois significa salvação de almas, sendo o principal agente provedor das condições necessárias para que os homens de Deus possam anunciar nos quatro cantos da Terra as Boas Novas, o evangelho da salvação. Através dos dízimos, a igreja pode chegar a milhares de pessoas, simultaneamente, pelas rádios, televisões, jornais e por todos os meios de comunicação disponíveis. Além disso, ele é o responsável pela manutenção da Casa de Deus, onde diariamente inúmeras pessoas - perturbadas, doentes, viciadas e arrasadas pelos demônios - encontram alento para seus pesares, libertação dos males espirituais e transformação de suas vidas.
A igreja exerce uma função de extremo valor para a sociedade, aproximando os perdidos e sofridos de Deus e, consequentemente, conduzindo-os a uma nova vida, abençoada e feliz. Desse modo, manter a igreja aberta é uma necessidade vital para todos os povos e nações da Terra. Com isso, torna-se bem-aventurado o homem que, compreende o valor espiritual do dízimo e mantendo a sua fidelidade, intrinsecamente ligada à salvação de milhares de almas, além de valoroso aliado de Deus na luta contra o diabo. Certamente tal homem terá sempre sua vida abençoada e suas orações ouvidas pelo Senhor Jesus.
"Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias" 
2 Crônicas 7.15-16
O ato de dar o dízimo é parte integrante de toda história do povo de Deus. Sempre que havia colheitas ou nascia alguma cria dos rebanhos, era costume retirar as primícias para oferecer a Deus. Abraão foi um dos primeiros homens mencionados na Bíblia a oferecer dízimos a um sacerdote. Logo após receber a promessa do Deus de Israel de que seria pai de uma numerosa nação e proprietário de todas as terras onde habitava, Abraão construiu um altar para ofertas e dízimos:
"Apareceu o Senhor a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera"
Gênesis 12.7
Embora não houvesse ainda leis ou regulamentos que estabelecessem oficialmente o dízimo, Abraão frequentemente o levava ao altar apropriado, onde eram celebradas as cerimônias religiosas em louvor e sacrifício ao verdadeiro Deus. Na época em que seu sobrinho Ló foi levado cativo pelo rei Quedorlaomer e seus aliados, ele tomou consigo 318 homens e os perseguiu até vencê-los, libertando seu sobrinho e trazendo consigo grande quantidade de riquezas. Dos despojos, Abraão fez questão de retirar o dízimo e entregar ao sacerdote:
"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo" 
Gênesis 14.18-20
O dízimo é um ato que expressa confiança irrestrita em Deus, e quem o entrega recebe dEle uma vida plena e feliz. O velho Abraão foi um testemunho exemplar dessa premissa. Sua fé, fidelidade e amor ao Deus Altíssimo eram superiores a todos os seus contemporâneos e, por si só, resolveu tributar a Deus parte do que lhe vinha às mãos, sem usura ou avareza. Deus conhecia o coração de Abraão e sabia do zelo que tinha por Sua casa, por isso abençoou a ele e sua família, engrandecendo sobremaneira sua posteridade e dando-lhe uma vida longa e farta:
"Foram os dias da vida de Abraão cento e setenta e cinco anos. Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo" 
Gênesis 25.7-8

O estabelecimento oficial do dízimo

A lei que estabelecia o dízimo como obrigatoriedade aos filhos de Israel surgiu com a necessidade de sustento da tribo de Levi, que fora designada para cuidar exclusivamente do tabernáculo da congregação. A tribo de Levi não trabalharia em ofícios normais, e deveria dedicar-se totalmente ao serviço da congregação e tudo concernente a ela. Por isso, como não podiam trabalhar em prol de suas famílias, Deus determinou que parte das colheitas, das crias dos animais e de tudo o que se negociava fosse entregue no templo para provimento das condições necessárias aos cultos e às solenidades festivas:
"Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação e responderão por suas faltas; estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel, nenhuma herança tereis"
Números 28.21-24.

A santidade do dízimo

As primeiras coisas dizimadas aos sacerdotes eram as colheitas, as frutas e alguns animais, exceto os que eram considerados imundos. Dos animais considerados superiores, ao passarem para a pastagem, um de cada dez era retirado como dízimo. Os produtos da terra, depois de oferecidos, podiam, de acordo com a conveniência ou necessidade do produtor, ser trocados por dinheiro, desde que os valores fossem correspondentes a duas vezes o valor dos produtos. Mas, não era permitido o resgate de uma décima parte do rebanho de ovelhas ou gado bovino, por serem considerados santíssimos.
"No entanto, nada do que alguém dedicar irremissivelmente ao Senhor, de tudo o que tem, seja homem, ou animal, ou campo da sua herança, se poderá vender, nem resgatar; toda coisa assim consagrada será santíssima ao Senhor" 
Levítico 27.28
Enquanto os filhos de Israel mantiveram obediência aos preceitos de Deus, cumprindo a determinação de separar o dízimo de tudo que possuíssem, a prosperidade esteve presente na vida deles, suas plantações e os frutos da terra produziam em grande abundância, as crias dos animais eram de boa qualidade e se multiplicavam copiosamente.
A fartura dos filhos de Deus crescia de tal maneira que o tabernáculo ficava pequeno para receber a grande quantidade de dízimos, tanto de animais quanto de frutos da terra, que, mensalmente, eram levados aos sacerdotes:
"Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram montões e montões" 
2 Crônicas 31.5-6

A infidelidade e a miséria dos israelitas

Com o passar dos anos, os filhos de Israel foram se esquecendo dos mandamentos de Deus, profanando Sua Casa, oferecendo animais imundos sobre o altar do tabernáculo e deixando de dar os dízimos. A consequência foi desastrosa. Sobreveio uma terrível miséria sobre a terra e seus moradores padeciam com a fome. A terra já não produzia mais com tanta abundância e os animais quando não nasciam aleijados, nasciam doentes. O povo, que outrora se deleitava com fartas colheitas, estava agora sobrevivendo apenas com migalhas das plantações infrutíferas. Os sacerdotes foram, em parte, responsáveis pela ruína de Israel, pois eles deixaram o povo agir livremente, sem o advertir sobre os males que poderiam sobrevir pelo desprezo e infidelidade aos mandamentos de Deus:
"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei" 
Malaquias 2.7-9
Mas, os filhos de Israel tiveram também parcela de culpa na infidelidade demonstrada ao Senhor, uma vez que a responsabilidade de cada um para com Deus e para com Sua lei deve ser a expressão de uma fé pura e voluntária, e nunca a imposição humana.

Perguntas mais comuns sobre o dízimo


Como o empresário deve dar o dízimo?

O dízimo dos empresários não é calculado como o dos funcionários; é bem diferente e algumas considerações devem ser ponderadas, a fim de evitar erros e, consequentemente, futuros problemas de ordem financeira à empresa.
Para chegarmos ao valor correto do dízimo do empresário é necessário fazer a equação (E - D) x 10% = dízimo. Sendo: E = entrada de receitas (vendas ou serviços) e D = despesas da empresa (impostos, aluguéis, salários etc.). Com essa pequena fórmula matemática, qualquer empresário pode calcular o valor correto do dízimo a ser retirado. Para ilustrar melhor, esses cálculos devem seguir os exemplos abaixo:
Digamos que sua empresa teve no mês um faturamento de R$15.000 e despesas com funcionários, impostos, água, luz, telefone, matéria-prima e aluguel no valor de R$12.800. Aplicando a equação, tem-se: 15.000 - 12.800 = 2.200 x 10% = 220. O valor do dízimo é de R$220.
Esses cálculos se aplicam apenas a pequenas empresas, cujo faturamento não ultrapassa a faixa limite para micro-empresas. No caso de grandes empresas, o cálculo-base será sempre através do balanço contábil, de onde se deduzirá o valor do lucro ou o pró-labore do proprietário.
Conclusão: o dízimo do empresário deve ser retirado do pró-labore ou do lucro da empresa e não do faturamento bruto mensal. Esta atitude pode provocar danos irreparáveis na estrutura da empresa ou impedi-la de crescer. Veja o exemplo abaixo:
A firma teve um faturamento de R$15.000 e suas despesas foram de R$12.800. Segundo a equação mencionada (15.000 - 12.800 = 2.200 x 10% = 220), o dízimo correto é de R$220. Mas se o empresário der o dízimo do valor bruto de faturamento, ou seja, R$1.500, excederá em R$1.280 o valor correto do dízimo devido, inviabilizando totalmente sua atividade, por não obter renda para manutenção de sua empresa e de sua família.
Há ainda o caso de o empresário querer dizimar do lucro de sua empresa, e não apenas do seu lucro individual. Nesse caso, deverá proceder da mesma maneira para fins de cálculos, levando em conta as peculiaridades contábeis.

Como deve ser o dízimo do autônomo?

Autônomos são todos aqueles que trabalham informalmente, ou seja, sem carteira assinada ou vínculo empregatício com empresas. Normalmente, fazem trabalhos temporários, tais como venda de produtos de beleza, eletrônicos, importados, barbeiros, cabeleireiras, manicures, pedreiros, pintores, entre outros. A fórmula de calcular o dízimo é bem simples.
Tomaremos por base um pedreiro que foi contratado por R$5.000 para fazer a reforma de uma casa. Neste caso, multiplica-se o valor total por 10%. Vejamos: 5.000 x 10% = R$500, que é o dízimo correto.
Se no valor da reforma da casa, não foram incluídos os materiais de construção, então o pedreiro deve embuti-los também como despesa. Por exemplo: o preço orçado foi de R$5.000, os materiais ficaram em R$2.250. Vejamos: 5.000 - 2.250 = 2.750 x 10%. O dízimo deve ser de R$275.
De um modo geral, quem trabalha por conta própria deve sempre tirar do faturamento mensal ou semanal as despesas com matérias-primas e produtos adquiridos; somente do que for considerado lucro deve tirar o dízimo. Essas deduções são necessárias para que haja equilíbrio na vida do trabalhador.
Quando se tira o dízimo do valor bruto arrecadado, pode-se estar cometendo o erro de dar o dízimo daquilo que não é lucro. Por exemplo: uma costureira faz um vestido por R$250; o tecido custou R$185 e os aviamentos R$45: 250 - 185 - 45 = 20 x 10% = 2.
O dízimo correto é R$2. Mas se a costureira der o dízimo do valor bruto do vestido, R$25, terá ultrapassado em R$23 o valor devido do dízimo. Portanto, o dízimo deve ser sempre do lucro real obtido e não do bruto.

Como deve ser o dízimo do assalariado?


Como deve ser o dízimo do funcionário?

Todos os funcionários devem atentar para os seguintes tópicos: salário, benefícios e deduções. O dízimo do salário do funcionário deve ser do valor bruto mensal e não do valor líquido, vejamos o porquê. Do salário do funcionário são descontados, o INSS - que dá direito a hospitais da rede pública e à aposentadoria; plano de saúde; vale-refeição e outros, que não são despesas, e sim, benefícios utilizados pelo funcionário. Às vezes, ocorrem deduções do Imposto de Renda, para quem ganha acima de determinado valor, mas esse imposto também é considerado um benefício, pois, geralmente, é restituível quando se tem dependentes.

O funcionário tem que tirar o dízimo quando faz um vale?

Quando retira um vale no meio do mês, o dizimista tem duas opções: pode tirar o dízimo imediatamente e deduzi-lo no final do mês ou deixar para retirar tudo de uma só vez quando receber o complemento do salário. Cabe salientar que, ao tirar um vale, o salário a receber é menor no final do mês. Para evitar o descumprimento da fidelidade com Deus, é aconselhável tirar logo o dízimo para não acumular.

Quando se faz empréstimo é necessário tirar o dízimo?

Nos casos de empréstimos não é necessário retirar o dízimo, pois o pagamento das parcelas do financiamento deve sair de uma fonte de renda da qual já tenha se tirado o dízimo.

Deve-se dar o dízimo do vale-transporte?

Neste caso, é importante conhecer o mecanismo desse benefício. O vale-transporte é descontado em folha pelo valor correspondente a 6% do salário. Assim, o dízimo sobre esse benefício deverá ser calculado sobre o que exceder os 6%, que se torna um montante de lucro excedente. É aconselhável consultar o seu próprio contra-cheque ou se dirigir ao Departamento Pessoal da empresa em que trabalha para a verificação do valor descontado.

Como deve ser o dízimo de quem não trabalha?

Dízimo é sempre dez por cento das rendas salariais, dos lucros empresariais ou mesmo de trabalhos sazonais, temporários ou de quem recebe mesadas.
No entanto, nunca se deve dar o dízimo daquilo que não pertence ao cristão. Por exemplo: a mulher recebe do marido dinheiro para fazer as compras do mês, e dali tira o dízimo em nome do marido. Podemos afirmar que essa atitude é errada. Não se pode dar o dízimo por outrem sem o seu devido consentimento, ainda que essa pessoa seja o marido.
Se o marido der à mulher uma quantia para que ela faça uso como quiser, aí sim deve-se tirar o dízimo, mas do dinheiro das compras ou prestações, não se deve tirar.

Como se deve dar o dízimo de bens vendidos?

Normalmente, o cristão, quando compra bens, móveis e imóveis, já compra com dinheiro dizimado. Neste caso não é necessário pagar o dízimo novamente, a não ser nos casos em que houver lucros, mas, cabe frisar que o dízimo deve ser retirado do lucro e não do valor bruto da venda. O dízimo do total da venda de bens deve ser retirado somente se o proprietário, na época da aquisição, comprou com dinheiro não dizimado, ou recebeu como herança de alguém.

Como deve ser o dízimo do pensionista?

O pensionista recebe mensalmente um salário real, sem descontos previdenciários e deve tirar o dízimo do valor bruto recebido. Mesmo que esteja incluído na faixa de tributação do Imposto de Renda, conforme analisado anteriormente, deverá dizimar do valor bruto recebido.

Como deve ser o dízimo de quem recebe salário e comissão?

Da mesma forma que procede um funcionário assalariado, deve ser o procedimento do comissionado, ou seja, dizimar do salário bruto.

Quando se ganha algum bem, deve-se tirar o dízimo?

Ganhar algum bem de consumo, móvel ou imóvel é um fato corriqueiro nos dias atuais, mas deve ser analisado caso a caso cuidadosamente. Por exemplo: alguém que não tem renda nenhuma, ou renda insuficiente, recebe como herança uma casa no valor de 50 mil reais; neste caso pode ir pagando mensalmente o dízimo até completar o valor total ou esperar a concretização da venda para retirá-lo.
No caso de pequenos bens ou presentes, o cristão deve agir segundo a consciência. Ainda que seja irrisório o valor, o importante para Deus é a fidelidade do homem.

Como deve ser o dízimo de quem compra e vende bens?

Quem trabalha com compra e venda de bens, deve retirar o dízimo do lucro que obtiver com a venda e não do valor total da venda. Por exemplo: um negociante de carros comprou um veículo por R$10.000 e vendeu por R$12.500. Com essa venda, obteve um lucro de R$2.500.
Utilizando a fórmula matemática já mencionada, temos: 12.500 - 10.000 = 2.500 X 10% = 250. O dízimo deve ser de R$250.

Perguntas comuns sobre a utilização do dízimo


Posso deixar de dar o dízimo num mês e dá-lo no outro?

Existem muitas situações que podem levar o cristão a isso, mas é importante lembrar que a fidelidade a Deus deve estar acima de qualquer coisa ou circunstância. O dízimo deve ser retirado das primícias de tudo que o cristão recebe. Deixar de fazê-lo é dar oportunidade ao demônio devorador para agir novamente. Muitos que assim agiram passaram por grandes dificuldades e nunca mais conseguiram acertar suas vidas financeiras. O correto é servir a Deus em primeiro lugar, depois aos outros:
"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares" 
Provérbios 3.9-10

Posso dar o dízimo por outra pessoa?

O dízimo, como já falamos anteriormente, é um ato individual, que expressa confiança em Deus. Por isso, não pode ser dado em nome do marido, esposa, filhos ou parentes sem o consentimento voluntário deles. Existem pessoas que agem impensadamente e, por vezes, causam confusões e transtornos aos seus familiares. Por exemplo: a esposa cristã que trabalha junto com o marido incrédulo em um comércio da família não deve jamais retirar o dízimo sem o consentimento do marido, a não ser que ele mesmo retire ou dê a ela liberdade para fazê-lo.

Posso dar o dízimo em qualquer igreja?

A finalidade do dízimo é o mantimento da Casa de Deus e na Bíblia não existe nenhuma regra especial, a não ser entregá-lo na Casa de Deus. Mas, por uma questão de consciência, o cristão deve dar o dízimo na igreja onde congrega, onde participa da Santa Ceia e onde se alimenta da Palavra de Deus.

Aonde devo levar o dízimo?

O dízimo deve ser entregue no altar da igreja, conforme dizem as Escrituras Sagradas, para provimento das condições necessárias para a realização do culto a Deus. Com o dízimo, a igreja pode estabelecer os projetos de evangelização, pagar as despesas com água, luz, telefone, funcionários e manutenção dos pastores e abertura de novos templos.

Posso fazer doações aos pobres utilizando o dízimo?

O dízimo não pode ser utilizado aleatoriamente, ainda que seja em benefício de pessoas carentes e necessitadas. A administração do dízimo cabe exclusivamente à igreja, e os sacerdotes responsáveis por ela é que devem definir onde e quando utilizá-lo.
Imagine se todos os cristãos utilizassem o dízimo para fazer doações ou algo parecido, a igreja não teria condições de funcionar nem anunciar a salvação. O cristão sincero conhece a necessidade de sua igreja e, por isso, jamais empregaria o seu dízimo de maneira incorreta, mesmo que isso tivesse aparência de gesto piedoso.
http://homem-de-fe.blogspot.com.br/

169 comentários:

  1. Bom dia sou revendedora por catálogo, e tenho uma dúvida, devo tirar o dízimo do valor que gasto com sacolas e demonstradores?
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De um modo geral, quem trabalha por conta própria deve sempre tirar do faturamento mensal ou semanal as despesas com matérias-primas e produtos adquiridos; somente do que for considerado lucro deve tirar o dízimo.

      Excluir
    2. É como o Homem de Fé disse. Entregar o dízimo descontando os gastos.

      Vc que trabalha de forma autônoma e tem dificuldade na hora de calcular o dízimo por conta de movimentações mensais (entrada e saída), existe um aplicativo para Android que faz isso automaticamente, e ainda te permite ter um certo controle sobre seus ganhos e gastos. Vc vai cadastrando os valores de entrada e de saída e ele te mostra quanto entregar de dízimo. É um aplicativo muito fácil de usar e 100% de graça (sem propaganda), e não precisa de internet para funcionar.
      Abaixo está o link para a pagina dele na Play Store:
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dizimo.simples.uederson.com.uarsoft

      Excluir
  2. Recebo meu pagamento sempre no 5 dia útil e no dia 20 recebo o vale que é um adiantamento do pagamento dízimo no pagamento e no vale está correto?

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, vendi um imóvel que comprei com dinheiro dizimado para comprar outro na época paguei 50 mil devido a valorização imobiliária Hj ele vale 270 mil , como devo dizimar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você vender por 270 deve tirar dos 220, pois os 50 já foram dizimados. Creio que só será possível tirar se você vender o imóvel, agora se não for vender e mesmo assim quiser tirar, vá na sua fé...

      Excluir
    2. Não entendo muito bem dessas questoeq quanto a venda de imóveis, eu dízimo do meu salário que ea única renda q tenho. Mas quanto a esse caso desse imóvel, a valorizacao do mesmo entra como lucro? Ele compra ele de volta por 50 mil depois da venda? Se não compra não foi lucro. Bom euma dúvida também. Um exemplo bem claro, eu tinha um Fiat Palio ano 2000, comprei por 8700,00 gastei 2 mil com revisão e manutenção em 4 meses, vendi ele pouco após isso por 9500,00 isso é lucro? Não considerei, por que ele ficou por 10700,00 pra mim.

      Excluir
  4. Graça e Paz, eu recebo um salario minimo de 788,00 o que me diz que eu devo dar de dizimo 78,80, mais sempre "arredondo" pra 80,00, pra evitar de colocar moedas no envelope. Estou errada em fazer assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está errado, pois o que passar será como uma oferta.

      Excluir
    2. Dizimo é dizimo, e devem ser devolvidos com o valor correto, sem faltar nem sobrar...Oferta é oferta!!!

      Excluir
    3. Se ela quer dar a mais não tem problema nenhum, para de exagero.

      Excluir
  5. A paz! Na venda de um imóvel, devo descontar a corretagem do valor bruto e depois dizimar??
    Por favor cite um exemplo!

    ResponderExcluir
  6. Shalom!
    Eu gostaria de saber se recebendo no dia 30 ou 31 devo dar o dizimo do mês que está terminando ou do mês seguinte?E também se quando recebo extra eu devo dar o dizimo do meu salário bruto e mais o do extra,ou conforme o total de horas extra(valor de 10% das extras)fora o dizimo do bruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz você dar num mês ou no outro, até porque no outro dia o mês já mudou. Só não é bom ficar muito tempo com o dízimo guardado. O dízimo é de tudo, deve se tirar do salário, das horas extras etc.

      Excluir
  7. Paz do Senhor, Eu dou meu dízimo do meu salário bruto todo mês certo ?!
    Porém as vezes recebo outros dinheiro tais como : minha irmã me dá R$ 10,00 / meu pai me da R$ 5,00 e etc. Devo dar dizimos dessas ofertas também ?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. É o que você acha ou o que consta na Bíblia?

      Excluir
    2. É o que eu acho e o que consta na bíblia!
      Entregar o dízimo de tudo foi a atitude dos servos de Deus que viveram muito antes da lei de Moisés. Por exemplo, Abrão (Genesis 14.20), e depois Jacó (Genesis 28.22), que eram antes da lei, entregaram o dízimo de tudo ao Senhor. Também no período da lei, os servos de Deus entregavam seus dízimos e ofertas sabendo que, em especial, os dízimos eram “santos”, para o Senhor:
      (Levitico 27.30) “Também TODAS as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.”
      (Deuteronômio 14.22) “Certamente darás os dízimos de TODO o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.”
      (2 Crônicas 31.5) “E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de TODO o produto do campo; também os dízimos de TUDO trouxeram em abundância.”
      (Malaquias 3:10) “Trazei TODOS os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos.”

      Excluir
    3. Porque q o dízimo está só no velho testamento? Não seria essa lei somente para os judeus?

      Excluir
  9. Boa noiite ..
    Gastei o dizimo ..posso repor esse dinheiro ou pedir perdao e ser dizimista fiel sem gasta novamemte ..
    O que fazer ?

    ResponderExcluir
  10. Dízimo é a primícia, representando que Deus é o primeiro na sua vida, isso que tem valor pra Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primícia é quando obedecemos o primeiro maior mandamento amar a Deus acima de tudo e todas as coisas . Isso é primícia q devemos praticar ,em mateus23:23 Jesus nos ensina q devemos ter primícias em juízo misericórdia e fé e não sobre dinheiro.

      Excluir
  11. Olá gostaria de saber se recebo um dinheiro e não tenho como trocá-lo a não ser se eu comprar algo,como farei na hora de tirar meus 10% do dizimo ? E se eu recebo um dinheiro e não tenho como trocá-lo posso pegar o valor correspondente aos 10% de outro dinheiro ja trocado para facilitar na hora de devolver o dizimo ?

    ResponderExcluir
  12. Se eu ganho mil reais e tenho quinhentos reais para pagar o meu aluguel o meu dízimo eu tenho que tirar dos quinhentos reais que ficou porque é o meu lucro

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber quem ganha um causa na justiça como se deve tirar o dizimo sabendo que 30% ja fica na mao do advogado? Por exemplo: Minha causa foi 100 mil, mais nas minhas mão so vieram 70 mil pois 30% ja fica com o advogado, devo tirar o dizimo de 70 mil que são meus ou dos 100 mil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse: Dai a César o que é de César (advogado, etc...) e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21.

      Excluir
    2. Gostaria q explicasse essa questão mais detalhada. Se tira o dizimo de uma causa ganha na justiça e se dizimar, se tira o valor total quando na ação ou somente o q ele ficou

      Excluir
    3. pode ser mais claro na sua resposta? obg

      Excluir
    4. . Ganhei uma causa na justiça devo dar o dízimo do bruto ou só do que passou pelas minhas mãos . Porque s parte do advogado ele já tira antes e deposita a minha parte . O bruto não passa pelas minhas mãos .

      Responder
      Respostas

      Homem de Fé20 de setembro de 2016 14:30
      Jesus disse: Dai a César o que é de César (advogado, etc...) e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21.

      Responder da pra ser mais claro na tua resposta, obg

      Excluir
    5. Pessoal temos outras postagens de explicação sobre o dízimo, peço que todos leiam com atenção pois muitas das perguntas já foram respondidas nas postagens. Clique nos links abaixo para ser direcionado:
      Como ser dizimista fiel
      Como devolver o dízimo
      Explicação completa sobre o dízimo
      Dizimista, certo ou errado?

      Excluir
  14. Gostaria de saber, eu ganhei um presente de aniversario de R$ 100 reais, devo dar o dizimo desse
    presente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, não. Presentes e heranças não são fruto do trabalho de quem recebe, e, em se tratando de origem por parte de pessoas cristãs, trata-se de dinheiro já dizimado.

      Excluir
  15. Nao dei o dizimo no mês passado como faço o calculo para entregar o do mes passado e do mes corrente. Tenho de pagar alguma multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na bíblia não fala nada de multa, mas que o dízimo deve ser as primícias, ou seja, tirar ANTES e não depois. Representando que Deus é o primeiro em sua vida e não o último...

      Excluir
  16. Minha dúvida e, não trabalho só que meu esposo da lliberdade para usar sua conta então sempre que quero comprar algo p mim , ir cabeleireiro Manicure ,dentista eu o faço quero saber se devo dar dizimo.

    ResponderExcluir
  17. ola gastei meu dizimo como posso repor a grana existe alguma regra tipo juros fiquei triste com a minha atitude e quero consertar me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na bíblia não fala nada de repor, mas que o dízimo deve ser as primícias, ou seja, tirar ANTES e não depois. Representando que Deus é o primeiro em sua vida e não o último..

      Excluir
  18. so queria saber quanto dizima uma pessoa q recebe 1 salario minimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve dizimar sobre o valor bruto do salario independente do valor que seja.

      Excluir
    2. Dízimo é a décima parte (Faça a conta, o valor dividido por 10)

      Excluir
  19. Tenho uma empresa comprei um carro financiado para entregas como devo proceder no dizimo desse veiculo financiado, pois hoje custa 65 mil no final vai custar 40 mil, e o carro e pra empresa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tira o dizimo normalmente todo mês e paga as parcelas com o dinheiro já dizimado. No final o valor do carro já vai estar dizimado.

      Excluir
  20. Comprei um veículo para emprrsa, devo colocar como despesa a parcela desse veículo sendo assim o lucro da empresa menor ou devo dizimar o valor das parcelas.?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o carro faz parte dos gastos da empresa, mas caso for vender o carro e lucre com a venda deve dizimar.

      Excluir
    2. Uma coisa é despesa, outra coisa é investimento. Creio que o carro é um investimento e não despesa. Quando terminar de pagar o carro já estará dizimado, e se for vender, tira se o dizimo somente do valor excedente. Se descontar o valor da parcela estará comprando algo sem dizimar.

      Excluir
  21. Tenho dois salários e devolvo o dizimo de um na igreja que frequento e o outro para uma igreja missionária em outro estado, que desenvolve um trabalho admirável e precisam de ajuda. Esta correto, posso continuar a abençoar as duas?

    ResponderExcluir
  22. meu marido nao acredita no dizimo, so ele trabalha. Tem como ser abençoada se somos uma so carne e ele so faz dividas e nao paga. A mulher santa, santifica o marido mesmo nestas irregularidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lute para a sra ser abençoada e ele verá o seu testemunho.

      Excluir
  23. Boa tarde. Tenho uma pequena padaria onde o dinheiro entra diarío posso todos os dias anotar o valor so caixa e no fim da semana calcular a despesa e lucro para poder dizimar

    ResponderExcluir
  24. Boa noite recebo o bolsa família e 200 da pensão da minha filha..
    Tenho que dizimar 10% né

    ResponderExcluir
  25. Ola. Ganhei uma causa na justiça devo dar o dízimo do bruto ou só do que passou pelas minhas mãos . Porque s parte do advogado ele já tira antes e deposita a minha parte . O bruto não passa pelas minhas mãos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse: Dai a César o que é de César (advogado, etc...) e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21.

      Excluir
  26. Estou vendendo meu apto, comprei financiado por 115 mil, sendo que financiei 90 mil. Estou vendendo agora por 140mil mais tenho que quita o saldo devedor de 78 mil, eu devo tira o dízimo do lucro que tive com a venda?

    ResponderExcluir
  27. Recebi uma quantia na Justiça do trabalho, mesmo assim devo tirar o dízimo, pois dizimei durante o período trabalhado.

    ResponderExcluir
  28. Nao estou congregando. E nao estou sentindo de dizimar em lugar nenhum. Sinto de ofertar na obra missionaria. E certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a). Não é uma questão de sentimento. Deus nunca disse que a pessoa deveria fazer algo por sentimento. Mas por obediência a Sua palavra

      Excluir
  29. Minha mãe me ajuda a pagar a escola da minha filha. Tenho que dizimar sobre o valor da ajuda dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalie você mesmo... O que vc acha que é certo???

      Excluir
    2. Pessoal temos outras postagens de explicação sobre o dízimo, peço que todos leiam com atenção pois muitas das perguntas já foram respondidas nas postagens. Clique nos links abaixo para ser direcionado:
      Como ser dizimista fiel
      Como devolver o dízimo
      Explicação completa sobre o dízimo
      Dizimista, certo ou errado?

      Excluir
  30. Saudações presados
    se alguém oferecer-me por exemplo 100 reais, tenho que tirar dízimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avalie você mesmo... O que vc acha que é certo???
      Leia o artigo, Deus abençoe.

      Excluir
  31. Entao me explica porque materialmente so mais abencoado hoje doque quando dizimava. Me esplica porque em nome de jesus a aides è curada mas so em nomè do dinheiro eu repriendo o devorador. Vo dizer uma coisa as pessoas tao descobrindo essa pratica onde so os líderes religiosos sao abençoado com os dizimos dos outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te explicar: Abençoado não se refere apenas ao financeiro, há pessoas que tem muito dinheiro e não são dizimistas! Porém o devorador não age só no financeiro, age destruindo a famílias, vida sentimental, saúde, e principalmente na vida espiritual. Há coisas que valem mais que dinheiro... reflita.
      Agora, como você mesmo disse, se são tão errados os que pregam isso, como podem orar por alguém e ela ser curada de “aides” (corrigindo AIDS)? Porque os que se julgam tão certo não fazem o mesmo?
      E se você não concorda, reclame com Deus, pois foi ele mesmo quem disse que:
      - Repreenderia o devorador. (Malaquias 3:11)
      - Foi Ele (Deus) quem determinou que as 11 tribos de Israel devolvessem os dízimos, para que os levitas (Os que serviam a obra de Deus) sobrevivessem deles. “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.” (Números 18:21)

      Se existem aproveitadores e enganadores eles prestarão contas com Deus. “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31) E isso não é motivo para eu deixar de obedecer a palavra do meu Deus.
      Amigo, leia mais a bíblia e pare de viver pela opinião dos outros que amam o dinheiro.
      Enquanto você não nascer de novo (João 3:3), jamais entenderá as coisas de Deus.
      “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2: 14)

      Excluir
  32. E quando devo mais do que ganho.Como proceder?

    ResponderExcluir
  33. E quando sai mais dinheiro do que entra na empresa?Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que pergunto...No sentido de administração. O que fazer com empresa que mais sai do que entra?
      Onde você vai chegar?
      Se você disser: Vou confiar em Deus! Então comece sendo dizimista!

      Excluir
  34. Quando se ganha exemplo uma causa trabalhista devo dar o dízimo do bruto ou do valor já descontado os honorários advocatícios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse: Dai a César o que é de César (advogado, etc...) e a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21.

      Excluir
  35. Pessoal, tem coisas que é uma questão de consciência e gratidão a Deus.Se Deus tem me abençoado, e temos o prazer de ajudar a Sua obra não podemos fazer questão de coisinhas. Já pensou se o agricultor que teve uma grande colheita, ficasse se perguntando devo tirar o dizimo da plantação toda ou descontar a semente que eu plantei?
    Deus ama quem dá com prazer (alegria) 2 Corintios 9:7

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de me tornar dizimista fiel, porém não posso dar os 10% que é a quantia correta, pois tenho muitas dividas e ganho pouco, posso dar um pouco menos? Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Deus fala do dízimo ele convida a pessoa fazer uma prova,(Malaquias 3:10) creio que a benção está em fazer exatamente como Ele diz.

      Excluir
  37. Em causas judiciais eu dízimo do valor da causa ou sobre o que vier a minha mão? Ex: 150 mil, 105 virá a minha mão, 45mil a minha advogada, darei a César (advogada) os 45mil e dizimarei a Deus em cima dos 105mil ou 150mil.

    ResponderExcluir
  38. Comprei um carro por R$3.000,00 de entrada que foi dizimado, e pago as parcelas por mês.esse carro foi roubado e o seguro vai pagar o valor total do carro, quando eu receber esse valor terei que dizimar somente o que passar de R$3.000,00 mil ou o valor todo que receberei?

    ResponderExcluir
  39. Eu pago a internet de casa e fiz acordo com meus familiares de dividir a conta e pagar em partes com eles, eu devo dizimar o valor que eles me derem para pagar a conta da internet? Porque eles me dão o dinheiro para eu inteirar e pagar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso acredito que não, pois não estão dando o dinheiro à você mas para uma conta.

      Excluir
  40. Devo pagar dízimo da cesta alimentação e vale refeição pagos em cartão tiket?

    Posso deduzir os valores pagos do dízimo no imposto de renda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia diz que Abraão deu o dízimo de tudo (Gênesis 14:20), antes mesmo de haver a lei do dízimo que Deus deu a Moisés (Levítico 27:30-32), isso é uma questão de fé. Agora quanto ao imposto de renda não entendi a pergunta. Creio que você deve se informar com um contador.

      Excluir
  41. Boa noite! Sei que o dízimo é a primícia mas recebi o pagamento por um serviço que fiz e tirei do diheiro antes de separar meu dízimo. Posso separá-lo mesmo assim. Deus sabe que estou arrependido e que também estou esforçando para fazer o correto.

    ResponderExcluir
  42. Pode devolver o dízimo sem ser em dinheiro, por exemplo: com o valor do dízimo comprar algo pra igreja... Tipo , microfone ou produtos de limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia não diz que é o dizimista que deve decidir o que vai ser feito com seu dízimo, apenas para devolver. Seria o mesmo que emprestar um valor de alguém e na hora de devolver, querer decidir como a pessoa vai gastá-lo...

      Excluir
  43. Pode comprar algo pra igreja com o valor do dízimo, tipo microfone ou produtos de limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia não diz que é o dizimista que deve decidir o que vai ser feito com seu dízimo, apenas para devolver. Seria o mesmo que emprestar um valor de alguém e na hora de devolver, querer decidir como a pessoa vai gastá-lo...

      Excluir
  44. Pode devolver o dízimo sem ser em dinheiro, tipo comprar algo pra igreja... Microfone ou produtos de limpeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia não diz que é o dizimista que deve decidir o que vai ser feito com seu dízimo, apenas para devolver. Seria o mesmo que emprestar um valor de alguém e na hora de devolver, querer decidir como a pessoa vai gastá-lo...

      Excluir
  45. como vou dizimar se o que recebo é paga pagar contas? e ainda fico devendo o cheque especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo você já viu quanto é o juros do cheque especial? Com certeza é mais que 10%! Ou seja mesmo sem poder você está dando muito mais que o dízimo para o banco!
      E quais são as promessas do banco para você, porque pagou o cheque especial? Nenhuma!
      Quando Deus fala do dízimo ele convida a pessoa fazer uma prova, (Leia Malaquias 3:10)
      Dízimo é uma questão de fé, e obediência a Sua palavra, para quem crê, que se colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, Ele vai cumprir as suas promessas!

      Excluir
  46. Se o meu marido pedir para eu levar o dízimo porque não pode ir à igreja posso levar por ele?

    ResponderExcluir
  47. emprestei um dnheiro para uma pessoa,eu já tinha tirado o dizimo antes de emprestar,quero saber se qdo eu recebo tenho que tirar o dizimo de novo...

    ResponderExcluir
  48. Prezado Homem de Fé, boa noite.

    Congrego em uma igreja "A" na cidade que moro. Em outra cidade existe esta mesma igreja "A" que possui uma congregação, que é dirigida por um obreiro, num bairro afastado da sede da igreja. Este obreiro não conta com a ajuda necessária do Pastor da sede para manter a congregação. Gostaria de dar parte do meu dízimo nesta congregação de bairro para que o obreiro possa ter mais condições de fazer a obra neste bairro afastado da sede da igreja, e a outra parte na igreja em que congrego.

    Seria errado eu direcionar meu dízimo desta forma?

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  49. Sou feirante e ganho x por dia,..devo dar os 10% do x por dia ou por mês calculado..e antes de gastar esse x devo já tirar os 10%..??

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde se eu não tiver com dinheiro trocado posso tira o dízimo de um outro dinheiro sendo o mesmo valor .

    ResponderExcluir
  51. Fiquei com algumas duvidas?
    Onde na bíblia fala do Demônio devorador?
    E onde na bíblia fala que temos que levar o dizimo no altar da igreja?

    ResponderExcluir
  52. Irmão,um levita que não devolve dízimo ele pode está tocando ou cantando na igreja?? Tem base bíblica??

    ResponderExcluir
  53. Graça e paz!! Um levita que não devolve dízimo,pode está tocando e louvando na igreja?? Tem respaldo bíblico pra isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que é incoerente uma pessoa pregar ou cantar na igreja e não obedecer a palavra de Deus.

      Excluir
  54. Olá... Nunca em oito anos tirei o dízimo do vale transporte. Pensei q por ser destinado ao transporte não havia necessidade. Mas agora por sua explicação, vou passar a tirar pois realmente se trata de um beneficio, (FRUTO). PERGUNTO? POSSO USAR ESTE VALOR PARA ABASTECER O VEICULO? OU ATÉ MSM PAGAR A PRESTAÇÃO DE UM VEICULO QUE DESTINEI PARA ME LOCOMOVER ATÉ O TRABALHO. JÁ AGRADEÇO E Q DEUS CONTINUE T ILUMINADO.

    aTT.: Cristiano

    ResponderExcluir
  55. Olá Homem d Fé... Em sua perspectiva, recebo meu vale transporte em dinheiro vivo, posso utilizá-lo para abastecer meu veiculo?

    Obrigado e q JESUS nos ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  56. Não deixo de dizimar mais dízimo nas pessoas que Deus coloca no meu coração sinto muito bem fazendo assim isso também é fazer a Obra.

    ResponderExcluir
  57. Meu esposo é pastor viemos pra uma cidade transferidos pela convenção para abrir trabalhos, já temos uma congregação não temos ajuda dos nossos líderes. Meu esposo é aposentado, ele não paga dizimo porque ele diz que por ser pastor ele pode administrar o dízimo dele. Eu preciso saber se está correto, porque eu não concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo... Ele deve honrar o SENHOR retirando o dízimo e então administrar o dinheiro na obra... Moisés retirou o dízimo e o deu a Melquisedeque... Hj JESUS é nosso Melquisedeque.

      Excluir
    2. Temos que viver o que pregamos, o primeiro a ser dizimista deve ser o pastor.

      Excluir
  58. Tenho um imóvel uma casa,tem muito tempo que está a venda já passou por reformas e algumas despesas,se eu vende lá o valor que ela vale já não tem lucro e sim prejuízo pelo tempo.devo tirar o dízimo ou oferta?

    ResponderExcluir
  59. Boa noite, sou agriculto como devo tirar meu dízimo? Eu faço R$ 20,000 e gasto R$ 15,000 com trabalhadores e materiais e tenho R$ 5,000 de lucro como devo tirar meu dízimo?

    ResponderExcluir
  60. Vou sacar meu FGTS de uma conta inativa devo dar o dízimo desse dinheiro?
    E se devo" posso encaminhar para a reforma da minha igreja local?

    ResponderExcluir
  61. Também recebi uma indenização na justiça porém do bruto só veio para as minhas mãos 70%, aí eu lhe pergunto pela bíblia o que é certo fazer, dizimar do bruto ou apenas do valor que veio até as minhas mãos?

    ResponderExcluir
  62. Também recebi uma indenização na justiça porém do bruto só veio para as minhas mãos 70%, aí eu lhe pergunto pela bíblia o que é certo fazer, dizimar do bruto ou apenas do valor que veio até as minhas mãos?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite!

    Tudo bem?

    Estou desempregado e sem dinheiro do aluguel, mas o meu irmão resolveu contribuir com o aluguel enviando 200,00 reias. Sendo assim dessa forma preciso tirar o dízimo.

    Atenciosamente.

    Wellington.

    ResponderExcluir
  64. Devo dizimar sendo que não trabalho e só recebo bolsa família??O dizimo deve ser tirado apenas do que recebo quando trabalho??

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde,
    Infelizmente estamos com o dizimo atrasado por isso estou sem saber o que fazer

    ResponderExcluir
  66. Olá, estou com uma dúvida: sempre retiro as primícias do dízimo do meu salário. Mas quero saber se eu tiver que cumprir um trajeto (ex: pagar loja x, pagar loja y e ir no banco depositar o dízimo) e for desencontrado (passar pela loja x, mas ir primeiro depositar o dízimo, depois voltar na loja x). Tem algum problema eu cumprir o trajeto sequencial, não entregando o dízimo na primeira parada (lembrando que ele é primícia)?

    ResponderExcluir
  67. No novo testamento,Jesus fala ou ensina sobre dízimo

    ResponderExcluir
  68. Paz amados! Sei que Deus nos orienta em todas as coisas, inclusive nas decisões mais complexas, e não tenho duvidas que dizimar é Biblico e deve ser feitas em todas as circunstancias mas confesso que mesmo procurando respostas dentro do meu coração e consultando em oração o Senhor estou na duvida sobre dizimar quando somos desligados de uma empresa. No meu caso fui desligado a pouco tempo e queria esta orientação!

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia, com a crise dos últimos tempos, bateu o desespero e como tenho uma família com 2 mulheres e 5 crianças pra sustentar acabei entrando em desespero. Agora estou traficando, devo pagar o dízimo sobre o lucro? Obrigado.

    ResponderExcluir
  70. Fiquie 4 meses sem dizimar sei que foi falha minha porem gostaria que me esclarecese se eu tenho que repor o dizimo ou se posso recomecar e nao falhar mais ou se tenho que repor os 4 meses que nao consegui dizimar

    ResponderExcluir
  71. 0la gostaria de saber meu salario é de1200 pago aluguel tiro o dizimo antes de pagar o aluguel ou pago o aluguel antes e tiro do que sobra o dizimo

    ResponderExcluir
  72. Gnahei uma causa na justiça, devo dizima o que passa pelas minhas mãos, abatendo os 30% do advogado, ou do valor total?

    ResponderExcluir
  73. MEU ESPOSPO GANHOU UMA CAUSA NA JUSTIÇA, DEVO DIZIMAR DO QUE FICA NAS MAOS, PORQUE SO FICO COM 70%, 30 E DO ADVOGADO, ELE SO MIM PAGA OS 70% QUE ENTRA TUDO NA CONTA DELE?

    ResponderExcluir
  74. Se o meu salário cair na minha conta e eu passar dois meses sem ter acesso na minha conta, eu posso dar o cartão pro meu marido fazer a transferência bancária do dízimo???

    ResponderExcluir
  75. o dizimo do inss pode ser dado mensalmente e também pode ser dado tudo junto quando ganhar a conta e receber esse dinheiro em maos?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde! Devo dar o dizimo de causas na justiça?

    ResponderExcluir
  77. Eu não trabalho,não posso trabalhar pois tenho que cuidar da minha filha que é deficiente e tem uma série de custos e eu sou sozinha com ela.Nos vivemos sempre faltando as coisas, e vivemos de um benefício de 1 salario que não dá para custear todas as contas fixas e comida. Eu já tentei fazer contas e mais contas diminuir despesas para conseguir separar o dízimo mas não consigo. Gostaria de saber como fica essa situação minha, como eu poderia ser fiel dessa forma?

    ResponderExcluir
  78. A paz! Gostaria que me tirasse uma dúvida, sou assalariada. Se eu der o dízimo do meu salário bruto, quando for sacar meu FGTS darei também o dízimo, então é como se eu estivesse dando o dízimo duas vezes? Ou devolvo somente do líquido e depois também do FGTS?

    ResponderExcluir
  79. A paz do Senhor!!! si no campo que estou tem 30 congregações e a administrarão não está dando conta de melhorias pra o som, instrumentos musicais, cabos de microfones,caixa de som está incompleta só tem uma e entre outros, e a congregação local já tem seus 5 anos e esta mais do que carente do que eu falei e entre outros,Posso eu tirar o dizimo mensalmente e comprar o que estiver faltando ou dizimar em outra congregação é melhor? porque nada é feito e eu tenho certeza que o dizimo é pra mantimento da obra do Senhor,e tem muitos pastores deixando a desejar por causa da má administração porque a obra do Senhor não é somente congregações ou bens materiais, más sim tbm as viúvas os órfãos,nós somos a obra a igreja então o dizimo deve ser usado de acordo com a palavra.oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  80. Olá, fiz uma permuta com um cliente, com troca de serviços e não recebo, desse serviço valor monetários, mas sim em produto. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  81. Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida, eu aluguei a minha casa e fui morar de aluguel. O aluguel da casa que estou morando agora eu pago com o dinheiro que recebo da casa que eu aluguei para outra pessoa. Neste caso eu devo dar o dízimo do valor que recebo do aluguel da minha casa?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia , meu esposo paga pensão alimentícia, que ja vem descontado na folha de pagamento , nesse caso como ele deve dar o dízimo ?

    ResponderExcluir
  83. Eu tô com uma dúvida
    Recebi um dinheiro hj na minha conta e não tem como trocar o dinheiro antes de comprar alguma coisa pra eu dar o dízimo. O que eu faço. Compro algo e depois tiro o dízimo?

    ResponderExcluir
  84. Se Eu entregar o Dízimo do INSS agora, quando for me aposentar entregarei novamente; dessa forma ficará 2 dízimos !!!

    ResponderExcluir
  85. Um cristão pode comprar um produto e vender o mesmo com um lucro de 100% ou mais?????????

    ResponderExcluir
  86. Minha amiga me disse que ela devolve o dízimo da seguinte forma: Se ela ganhar 5 reais e no outro dia, 10, sendo que ela ainda não dizimou os 5, ela tira dez por cento dos 5 e dos 10 reais. Ou ela pode tirar logo os dez por cento dos 15 de uma vez, sem ter quer tirar de cada cédula?

    ResponderExcluir
  87. boa tarde , uma pegunta recebo minha vale transporte em dinheiro 580 reais e o que gasto pra trabalhar na folha vem descontado 6% do meu salario quando dizimo nao desconto nada faço os 10% do bruto 1425 tenho que dizimar este da passagem tambem ? por que dizimo do bruto?

    ResponderExcluir
  88. Parabéns ! Excelente estudo

    ResponderExcluir
  89. A paz Homem de Fé.
    Não questiono de forma alguma o dízimo e acredito que sua procedência é legítima e necessária para o "ide". Entretanto confesso que acho um pouco desbalanceada essa distinção entre o dízimo do funcionário em relação aos outros. No exemplo que você utilizou da costureira, ela deve tirar o custo com o tecido pois sem o tecido não teria o que vender, certo ? Por essa perspectiva, o vale transporte não deveria ser visto da mesma forma ? Afinal sem o vale transporte não teria como ir para o trabalho e consequentemente não haveria salário. Outra coisa é sobre a orientação de Jesus sobre dar a César o que é de César... O IR e INSS que nos são descontados não seriam a parte que cabe a "César" ?

    ResponderExcluir
  90. Obrigada pela ajuda Homem de fé
    Gostaria de obter uma ajuda:
    Eu sou estudante estudo longe dos meus pais eles tem me enviado um dinheiro que são da da renda da casa rancho e da escola nunca até então enviaram dinheiro para que fizesse o que eu quisesse e li anteriormente sobre o dízimo de quem não trabalha eu queria saber como devo dizimar, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  91. Boa noite trabalho por conta própria como devo dízimar. Ex. Vendo 800,00 em mercadoria mas tenho dispensas tipo 300,00 meu dizimo seria 50,00 (800,00 .-300,00=500,00 meu lucro)

    ResponderExcluir
  92. Pessoal temos outras postagens de explicação sobre o dízimo, peço que todos leiam com atenção pois muitas das perguntas já foram respondidas nas postagens. Clique nos links abaixo para ser direcionado:
    Como ser dizimista fiel
    Como devolver o dízimo
    Explicação completa sobre o dízimo
    Dizimista, certo ou errado?
    Vale lembrar que, tem coisas que é uma questão de consciência e gratidão a Deus. Se Deus tem me abençoado, e temos o prazer de ajudar a Sua obra não podemos fazer questão de coisinhas. Já pensou se o agricultor que teve uma grande colheita, ficasse se perguntando devo tirar o dizimo da plantação toda ou descontar a semente que eu plantei? Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

    ResponderExcluir
  93. Ola gostaria de saber se tenho que tirar o dizimo de um seguro de vida que eu recebi?

    ResponderExcluir
  94. Fiz um financiamento no Banco que irei investir em produtos que irei vender,tenho que devolver o dízimo?

    ResponderExcluir
  95. Pensão alimentícia, tem que tirar o dizidí?????

    ResponderExcluir
  96. Recebi um valor de R$3.000.00 incluido FGTS da minha rescisão na empresa o valor que tenho que dar é 300.00 então?

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...