quarta-feira, 22 de maio de 2013

É pecado tomar a Santa Ceia sem ser casado legalmente?


Dúvida assola a mente de muitos, que deixam de se entregar a Deus por causa dela.




Participar da Santa Ceia é uma atitude que deve ser acompanhada de uma entrega total de vida, isto é, de corpo e alma ao Senhor Jesus. A decisão deve ser tomada com todo respeito, pois traz à memória o sacrifício de Deus pela humanidade. O assunto é tão sério que o apóstolo Paulo orientou: 

Resultado de imagem para É pecado tomar a Santa Ceia sem ser casado legalmente?

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor." 1 Coríntios 11.27 


O fato de chegar à Igreja vivendo em uma união estável com alguém não impede, em hipótese alguma, que a pessoa faça uma aliança com Deus, uma vez que essa é uma decisão pessoal, que se dá acompanhada de um desejo sincero de segui-Lo. Nesse caso, como o casal já vivia como marido e mulher antes de conhecer o Senhor Jesus, não é pecado.  


Entretanto, é aconselhável que a pessoa resolva a questão da documentação o mais rápido possível, para não dar espaço às dúvidas, que vêm do diabo por meio das acusações. Além disso, o casamento é uma instituição sagrada, constituída por Deus, e é importante que o cristão dê bom testemunho diante dos homens.


Deus abençoe.



Da Redação
redacao@arcauniversal.com

32 comentários:

  1. E desde quando Deus precisa de Papel assinado por testemunha e o casal e com selo holográfico do cartório? Põe versículo ai que diz isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rawlison, alguém aqui disse isso? Você que está dizendo...
      Mas já que você entrou num assunto, gostaria de dizer que Deus não precisa que nós façamos nada... mas a gente PRECISA!
      Deus não precisa que a gente ore, vá a igreja, se batize, tome santa ceia, etc, para Ele ser Deus
      Mas nós precisamos fazer isso como prova da nossa entrega.
      Entende???

      Excluir
    2. É verdade, Jesus também não precisava dar imposto para os Romanos, mas a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.

      Excluir
    3. Uma consideração que deve ser feita antes da interpretação da Bíblia diante da questão é não trazermos as "concessões da lei dos homens" para adaptar à Palavra de Deus.
      Isso reflete em que as permissões da lei dos homens, a legislação, não devem corromper ou forçar a verdade da Palavra no sentido de gerar, também, "concessões" dentro do Corpo de Cristo.
      Viver maritalmente, homem e mulher, está hoje, diante da legislação, reconhecido.
      No passado, isso era considerado viver como "amantes". MAS, hoje, a expressão é "viver maritalmente".
      Da mesma forma, o homossexualismo era condenado, MAS a lei teve que aceitar as condições de igualdade.
      O segredo disso está "no espírito do mundo".
      Uma da inúmeras passagens bíblicas para esse contexto é a carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 1 em diante, que diz:
      " E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
      Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
      Entre os quais todos nós também antes andávamos, nos desejos da nossa carne ... "

      O "espírito deste mundo", segundo a eficácia de satanás vai progressivamente impondo seus interesses de corrupção e destruição no curso deste mundo.
      Assim, o viver maritalmente, diante da Palavra de Deus é viver em "fornicação", ou seja, é a relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não.
      O adultério é o pecado de pessoas casadas com outras que não são seus próprios cônjuges.
      Diante da Palavra de Deus NÃO SÃO CASADOS, MESMO QUE A LEGISLAÇÃO DOS HOMENS RECONHEÇA.
      Estando em fornicação, a Palavra de Deus diz que os fornicários não herdarão o Reino dos Céus. (Apocalipse 21:8 e outras passagens bíblicas)
      Se os fornicários não podem herdar o Reino dos Céus, conseqüentemente, não podem participar da Santa Ceia porque não têm parte com o Reino de Deus, POIS, a Santa Ceia é o Corpo de Cristo, dos salvos.
      Todos aqueles que estejam nesta condição "vivendo maritalmente", se realmente temem a Deus e amam verdadeiramente um ao outro, não haverá nenhum impedimento em casar, conforme a Palavra de Deus diz.------

      Excluir
    4. Romanos 13: 1-7 ... Genesis 9: 6... 1 Coríntios 14: 33.... Romanos 12: 8 ...

      Excluir
    5. então so pq a bíblia não diz especificamente sobre a Maconha,eu posso fuma la ?

      Excluir
    6. e pode fumar maconha ? não está na bíblia. ..ignorância...

      Excluir
    7. O assunto aqui fala sobre casamento, não sobre maconha ou outros vícios. Não se fala especificamente sobre a maconha na bíblia, mas sobre casamento sim, vamos nos ater aos fatos!

      Excluir
  2. A paz
    Eu sou amigada e a um tempo voltei pra igreja,ja sou batizada e meu companheiro me diz que nao acha necessario casar no papel,eu quero e preciso tomar santa ceia mas alguns dizem q nao posso por nao casar no papel por ser fornicaçao estou muito chateada com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiquei chateada minha querida Deus conhece seu coração mais tbm não faça nada pq a ou b estão falando vou te dar um conselho assista aquele filme quarto de guerra e vc vai ver o poder da sua oração e ore para q Deus mude o coração do seu marido fica na paz

      Excluir
    2. Olá bom dia paz do senhor,eu acredito que a ceia e comunhão entre você e jesus,se hoje você se encontra em paz com Deus e realizando suas vontades não existe nada que va mudar a ceia e um memorial para lembrarmos do sacrifício que Jesus realizou na cruz,se você honra o sacrificio lá na cruz não existe nada que a igreja faça que vai mudar isso por isso a ceia também me encontro nessa mesma condicao e entendo que Deus está comigo todos os dias ele me ama e ponto.nada que fizer vai mudar isso nem a Santa ceia .nao desvalorizando a santa ceia mas se não ceia e se ceia Deus vai está contigo do mesmo jeito.fica na paz que na hora certa ele vai te honra minha irma

      Excluir
  3. Paz do senhor, pra vocês irmãos Romanos 13

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor jesus pra todos eu convivo a 13 anos com minha esposa mais não sou casado no papel posso toma a santa ceia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entretanto, é aconselhável que a pessoa resolva a questão da documentação o mais rápido possível, para não dar espaço às dúvidas, que vêm do diabo por meio das acusações. Além disso, o casamento é uma instituição sagrada, constituída por Deus, e é importante que o cristão dê bom testemunho diante dos homens.

      Excluir
  5. A paz do senhor olha fui casada a7anos perdi um filho de 4anos era epiléptica dês de nascenssa entrei numa depressão gravíssima segundo os médicos estou liberta pra glória de Deus meu ex pedido divórcio me mandou pra casa de minha mãe ele arrumou outra depois de 3 anos divorciada me casei novamente estou na presença de Deus mas sempre tenho dúvidas no segundo casamento alguns diz que segundo casamento não é válido não pode estar em comunhão com Deus e a igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode se casar sim sem problemas nenhum; uma vez que você é que foi repudiada!

      Excluir
    2. De acordo com a Bíblia, para Deus, o ideal é que não haja traição e que, havendo, o perdão seja liberado. Mas, por causa da dureza do coração do homem (Mateus 19.8), da sua incapacidade de perdoar, o traído pode divorciar-se e casar-se de novo.

      Excluir
    3. Pessoal leiam a matéria acima com atenção e de coração aberto e vocês entenderão o que deve fazer. Está tudo explicado.

      Excluir
  6. paz.
    nasci num lar evangélico e assembleiano e me batizei muito nova aos 17 desviei dos caminhos do senhor,qdo voltei pra igreja já voltei amigada e de outra igreja. meu sonho é poder voltar a tomar santa ceia, mais minha família dizem que é pecado pq to amigada. o q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal leiam a matéria acima com atenção e de coração aberto e vocês entenderão o que deve fazer. Está tudo explicado.

      Excluir
  7. O casamento na minha onião o que vale é quando cerimonia é feita diante do Do Deus Altíssimo no alta do Senhor, assim como foi o primeiro casamento realizado entre Adão e Eva Celebrado e Abençoado pelo próprio Deus Criador dos Ceus e da Terra.e povo de israel manteve o mesmo proceder exercendo a cerimonia diante do Senhor e tendo toda a congregação como testemunha.O papeis de cartório passam apenas de mero registro humano. Agora Se É para a Igreja de Cristo dizer que temos nós cristãos servos do do Deus Altíssimo,que devemos obedecer tudo ao pé da letra da lei corrupta dos homens servos de Ball,que querem legalizar casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovar o aborto e outras aberrações que são elaboradas por nossos palarmentares seguidores e servos de Ball para afrontarem nosso Deus e que lutam para sejam aprovadas essas leis malditas que frontam O Deus Vivo.Os pastores Evagelicos,serão obrigados a cumprir essa e ai? Os pastores vão se submeter a Ball ou ao Deus Vivo De Israel.pessoas do mesmo sexo passaram a ter os mesmos direitos de casar no papel em cartório e no religioso nas igrejas de suas escolhas e quando chegar esse dia. A igreja evagelica vão
    Ser obrigadas a casar pessoas do mesmo sexo e as aceitarem como membros e como terão o direito tomar a santa Ceia do Senhor brasfemando,assim contra o corpo e a carne de Criato e ai "pastores" mais uma vêz eu pergunto á vocês? Vocês vão se sujeitar a Ball e para o inferno ou ao Deus Vivo de Israel e serem salvos.Os dias maus já estão a porta e a igreja não está vigiando está dormindo.O pastor vai ser obrigados a casar os homossesuais ou vai ser preso e processado ou até penalizado a morte se for o caso e aí pastores? Vão ficar se predendo aos papeis dos ou as bençãos de Deus a pessoas critães, que não muitas das vezes não se casam, não é,porque não querem é por causa do próprio sistema corrupto dos homens que criam dificuldades para o registro civil.O objetivo da nova era é destrir a família institíção criada por Deus. Meu nome Roberto caetano da silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, primeiro vem as leis de Deus, Depois dos homens.. infelizmente .. na biblia relata em algumas partes em revelação que passaríamos por tribulações a quais que deveríamos largar as leis de Deus ou não sobreviveriamos .. em alguns lugares, se voc quiser pesquisar, relata sobre pessoas e até crianças sendo mortas por adorar a Deus.. Graças à Deus hoje em dia aqui no Brasil vivemos em um "evangelho lith".. mas haverá momentos em que Deus provará e mostrará os verdadeiros cristãos que não teme ao homem e sim a Deus .. quem pode ir contra a verdade? Contra a palavra de nosso pai? .. Quem é amigo de Deus é inimigo do mundo .. amai ao próximo como a si msm .. Amém

      Excluir
    2. Concordo .. o amor de muitos estão esfriando, muitos dormem e o tempo da tribulação está preste a chegar .. acho que dessa geração não passa ..

      Excluir
    3. Entretanto, é aconselhável que a pessoa resolva a questão da documentação o mais rápido possível, para não dar espaço às dúvidas, que vêm do diabo por meio das acusações. Além disso, o casamento é uma instituição sagrada, constituída por Deus, e é importante que o cristão dê bom testemunho diante dos homens.

      Deus abençoe.

      Excluir
  8. Amém louvado seja Deus disse tudo.na localidade não aseito procuro conversar com os novos convertidos para por suas vidas em ordem 2cor 5:17

    ResponderExcluir
  9. Amados. Na Bíblia não diz que devemos casar no civil. Até mesmo porque isso é lei do homem. Mais olha o que dia a bíblia em romanos Cap 13 ver 1 ao 7.

    ResponderExcluir
  10. Bom. Sou crente a 6 anos. Depois que comecei a estudar a bíblia descobri que muita coisa É lei do homem na igreja.
    Não quero aborda elas aqui
    Mas uma quero falar
    Sobre esse assunto o nosso senhor Jesus disse aos seus para ir para o campo evangelizar e quem crê na pregação batiza em nome do pai do filho e do aspiro santo
    Aí sim eu acredito que a pessoa que não seja batizada realmente não poderá participar da ceia do senhor
    Agora em relação a casamento discordo com muito..
    Porque não enxergamos isso na sagrada escrituras. Em primeiro lugar nosso senhor Jesus irá vim buscar arrependidos para levar para o céu não casados.. para levar para o céu ele mesmo falo que veio para os doentes
    E outra coisa se uma pessoa tem firmeza na igreja se enteressa em tá em todas as atividades da igreja e um bom obreiro ou obreira vive uma vida separada do mundo e dizimista fiel os dois são batizados
    Não vejo problema nenhum em dar a ceia a esse casal...
    Mas um montão vê problema né
    E triste.

    ResponderExcluir
  11. A paz eu moro com minha companheira a 7 anos temos 1 filho e agora voltamos para os caminhos do senhor.e já vamos nos casar no próximo mês,somos batizados e desde que voltamos nos participamos da ceia.particular mente não vejo nada de errado pois nos nos respeitamos e vivemos muito bem.mas eu queria tirar essa dúvida isso esta correto.podemos participar da ceia?
    Por favor me tire essa dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de chegar à Igreja vivendo em uma união estável com alguém não impede, em hipótese alguma, que a pessoa faça uma aliança com Deus, uma vez que essa é uma decisão pessoal, que se dá acompanhada de um desejo sincero de segui-Lo. Nesse caso, como o casal já vivia como marido e mulher antes de conhecer o Senhor Jesus, não é pecado.

      Entretanto, é aconselhável que a pessoa resolva a questão da documentação o mais rápido possível

      Excluir
  12. sem santidade ninguém verá a Deus

    ResponderExcluir
  13. O que é ligado na terra é ligado no céu

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...