sexta-feira, 10 de julho de 2015

Quanto valia a vida de Jesus? (O preço atual da traição de Judas)

“Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata.” Zacarias 11.12

O profeta Zacarias, cerca de 500 anos antes do nascimento de Jesus, já havia anunciado as palavras de Deus, que diziam que, por 30 moedas de prata, Seu Filho seria morto.

Também Jeremias, conforme cita Mateus, já havia anunciado essa morte, dessa vez quase 700 anos antes de ela acontecer. “Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado Aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram; e as deram pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.” Mateus 27.9,10

Portanto, aquilo que deveria acontecer para que Jesus libertasse a Terra de seus pecados aconteceu por meio de Judas Iscariotes, que “vendeu” Jesus aos homens que buscavam eliminá-Lo.

“Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo”, narra Lucas em seu Evangelho (22.2-5). “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro.”

Isso aconteceu por volta do ano 33 depois de Cristo (d.C), e ainda hoje, quase 2 mil anos após o fato, é difícil saber exatamente por quanto a vida do Senhor Jesus foi negociada.

Siclos de prata

Era comum usar unidades de peso como medida de valor. Entretanto, pela falta de medidas oficiais universais – como acontece hoje no caso do dólar ou do quilo, por exemplo –, uma moeda poderia valer X em uma cidade e 2X em outra. Impossível ser preciso.

De acordo com os historiadores, um siclo valia entre 11 e 15 gramas. Ou seja, tendo Judas sido subornado por 30 siclos, ele aceitou entre 330 e 450 gramas de prata.

Hoje em dia, cada grama de prata vale cerca de R$ 1,60. Então, em números frios, as 30 moedas de Judas valeriam entre 528 e 720 reais.

Quanto realmente vale?

R$ 720 é um valor bastante baixo por alguém que os sacerdotes, sem dúvida, queriam bastante. É preciso lembrar, portanto, que os valores mudaram muito desde então. Naquela região, 2 mil anos atrás, a prata valia muito mais do que vale hoje para nós.

A lei de Moisés dizia que “se o boi chifrar um escravo ou uma escrava, dar-se-ão trinta siclos de prata ao senhor destes”. Ou seja, um escravo tinha esse valor cerca de 1,5 mil anos antes de Jesus nascer.

Já após o arrependimento, Judas devolveu as moedas aos sacerdotes, que “compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros” (Mateus 27.7).

Jerusalém era uma cidade muito povoada, logo, com poucas terras disponíveis. Assim, cada terreno tinha considerável valor. A revista Mundo Estranho comparou a Jerusalém daquela época com a atual Ribeirão Preto (município no interior de São Paulo), por serem ambas cidades em expansão. Um terreno de 15 mil metros quadrados (m²), por exemplo, custa hoje, em Ribeirão Preto, cerca de 50 mil reais.

É impossível saber com mais exatidão o preço. Tampouco podemos mensurar o valor da entrega do Senhor Jesus para livrar o mundo dos pecados. Seja como for, Judas recebeu uma quantia que considerava alta por aquele ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Quero aqui repartir com todos um conteúdo de mensagens para reflexão e edificação espiritual, o nosso objetivo é ganhar almas para o nosso Senhor Jesus... Se de alguma maneira esse blog puder ajudar ao menos uma pessoa no mundo todo, na caminhada pela salvação, já me sinto gratificado... "Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." (I Corintios 9:22,23)

Veja Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...